Texto: Jz. 11. 34-36
Ao nos depararmos com este texto Bíblico aprendemos algumas lições que observadas e colocadas em prática teremos sim êxito em toda nossa vida cristã.
O que aprendemos?
1. A seriedade de como era tratado o “voto” ou seja, a palavra dada, vejamos o que a Bíblia nos ensina: (Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mt. 5. 37); (Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. Tg. 5. 12).
Sua filha se interpõe para que seu pai não volte atrás, veja o que diz Jefté no vs 35 ... pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. Amados estamos vivendo dias que esta muito difícil manter uma palavra dada, em todos os meios da sociedade passamos por isso, cabe a nós cristãos observar a Bíblia Sagrada e vivermos a prática da mesma, nossa palavra deve ser “Sim, sim; Não, não”. É triste ouvirmos pessoas ímpias dizer “eu não faço negócio com crente” porque isto? Porque não faz? É bem verdade que na sua maioria não procedem desta forma mais como diz o ditado popular “Por causa de um, todos pagam”, a vinda do Senhor se aproxima a cada dia e temos que ser como as 5 virgens prudentes se não do contrário o que nos esta reservado será “choro e ranger de dentes” então não terá mais jeito. Honremos nossa palavra por mais difícil que seja lute mais não volte atrás e mais só dê sua palavra se puder cumpri-la caso contrário é melhor não se comprometer.
2. Obediência, é outra grande lição desta história a filha tinha os ensinamentos bem nítidos no seu coração, apesar do contexto histórico da vida de Jefté remota ele como sendo filho de uma prostituta, sua filha foi ensinada pela Palavra “Lei” , daí a importância do ensinamento cristão vejamos alguns textos:
(O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Os. 4. 6); ( 6- E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7- e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8- Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9- e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Dt. 6. 6-9). A obediência nos chama a um compromisso maior com Deus, nada pode ser tão belo quanto um cristão obediente todos conhecem, sabe do seu proceder, da sua conduta, do seu falar... a obediência precisa ser constante nas nossas vidas o texto em apreço mostra como a filha pela obediência não se omitiu para que seu pai cumprisse o voto, mesmo depois de saber o teor do voto ela não voltou atrás a Palavra nos diz “é melhor obedecer, do que sacrificar” e isto agrada a Deus. Seja obediente, seja exemplo, seja uma pessoa de quem se diga este(a) é sim um verdadeiro cristão. Nós que somos pais devemos ensinar pela Palavra a obediência aos nossos filhos, estamos vivendo em uma sociedade “Rebelde” desprovida de obediência em todos os níveis não existe respeito, na verdade vivemos uma inversão de valores, como servos de Deus temos que ser como diz a Palavra “Sal da terra e Luz do mundo” e para isto temos que viver em obediência, diz um ditado “Mais que vencedor é aquele que sabe levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” Então em assim sendo que nossa obediência seja em tudo para Deus para que Cristo seja revelado em nós. Amém até a próxima.
Comentários
Postar um comentário